Como sofrer cada vez menos, se realizando cada vez mais?

O sofrimento e a busca da felicidade fazem parte da natureza humana. Não podemos fugir disso, somente sufocar ou reprimir.

 

Mas quando decidimos dar espaço para a manifestação desses elementos, sofrendo no momento em que o sentimento aparece e passo-a-passo buscando realizar os próprios sonhos, os resultados vão aparecendo.

 

E se esse germinar de “si mesmo” continua sendo cultivado, ele floresce com força. E, por incrível que pareça, o sofrimento tende a diminuir cada vez mais enquanto a felicidade ganha cada vez mais espaço.

 

Então confira as dicas para sofrer cada vez menos se realizando cada vez mais:

 

Concentrar-se na grandeza do Universo

Sabe aquele momento que você vê um pôr do sol, ou sobe uma montanha e lá em cima vê aquele visual espetacular? Ou em uma praia com pouca luz, consegue ver aquele céu estrelado de tirar o fôlego? São momentos que nos parecem mágicos. E sabe porque? Porque eles nos mostram a grandeza do mundo, do universo. Esse tipo de sensação é legal pois ela nos tira da nossa excessiva tendência em ficar na masturbação mental do ego, dos inúmeros problemas ilusórios que a nossa mente sempre constrói! Fantástico e iluminante! Por isso, perceber a grandeza do mundo e a nossa singela presença nos ajuda a sofrer sempre menos.

 

Deixe de lado as suas preferências pessoais

Eu sei que é bastante contra-intuitivo, mas aceitar as situações que aparecem ao invés de lutar inutilmente contra elas, é um ato de sabedoria. Um exemplo bem simples: você vai a um restaurante porque ta com vontade de comer o prato que você mais adora. Mas por um imprevisto, neste dia não tem o prato que você quer; você pode ir embora, ou então preparar o seu “terreno mental” para comer o melhor “novo prato nunca comido antes” que você jamais experimentou! Isso te prepara para enfrentar todas as situações com uma mente aberta e flexível. Assim, tudo será menos sofrido e muito mais realizador.

 

Arregace as mangas para agir sobre o que a vida te apresenta

Não temos controle da maioria das coisas que nos acontecem. Só temos controle do nosso estado interior, se estamos preparados para isso. Se o seu estado mental e emotivo pode ser “ajustado” às situações que se apresentam, ou seja, se você está capacitado para enfrentar as situações de modo a não se deixar levar pelas emoções negativas e ver os problemas como situações para serem resolvidas ou como desafios que trazem uma lição, você está à “salvo”. Então fica aí a dica para agir sobre as coisas que a vida te apresenta, sem resistir inutilmente contra o fluxo do que aparece. Isso sim é um grande exercício para maior realização e menor sofrimento. Testado e aprovado!

 

Sofra o que tiver que sofrer, sem deixar que o sentimento tome conta de você

Para se render à vida, é preciso deixar passar por si mesmo todos os desconfortos que aparecem, sem reprimi-los ou evita-los. A nossa tendência normal é não querer enfrentar os problemas, e então escapamos e nos distraímos com outras coisas. Mas é preciso dar espaço para que os desconfortos (emoções e sentimentos negativos como raiva, estresse, frustração, mágoa, etc),  sejam encarados de frente, e deixa-los passar por você. Aceitar que a condição humana traz esses incômodos, mas que se lidamos com eles no momento em que aparecem, em pouco tempo não estamos mais sofrendo. Se deixamos o incômodo passar,  o coração fica livre e aberto para as coisas boas. Desse modo, você não se identifica com o sentimento, você reconhece que ele não é você, mas que é uma “coisa” que passa por você. Caso você se identifique com o sentimento, ele pode virar uma mágoa profunda, que se não enfrentada, pode virar um grande peso emocional, bloqueando a sua realização pessoal.

 

Seja o observador de si mesmo e não dê bola para os pensamentos incessantes

A nossa mente causa muito sofrimento e medo pois está quase sempre focada no passado e no futuro. Se você parar para observar seus pensamentos, vai notar isso. Mas de fato, a única coisa que temos é o momento presente. Então não adianta nada ficar remoendo o passado ou elocubrando sobre um futuro irreal e dramático. Ser o observador de si mesmo te dá a capacidade de não se deixar levar pelos pensamentos negativos. Você os percebe, e então muda o foco. Isso se trata de tomar uma decisão consciente.

 

A cada dia, dê um pequeno passo na direção dos seus sonhos e celebre cada pequena conquista

Essa dica é fundamental pois te faz ficar feliz no agora. Quer dizer, se você sonha em alcançar algo, mas se vê muito longe do objetivo, a tendência é desaninar e desistir. Mas se você se concentra no processo, ou seja, se cada dia você dá um pequeno passo na direção do que você deseja, você passa a agir naquilo que você pode, do jeito que pode, e celebrando cada pequena conquista. Assim, ao invés de pensar que o objetivo está longe, você passa a pensar que deu um passo a menos para alcança-lo. E garanto, isso faz toda a diferença na sua determinação em proseguir. E também vai te fazer sentir realizado a cada pequeno passo dado, e sofrer cada vez menos!

 

E você, já tem praticado essas dicas?

Isso eu tenho vivenciado graças ao desenvolvimento pessoal, à ecopsicologia e à várias leituras que me mostraram a estrada para isso. Livros de pessoas que já encararam de frente seus próprios medos e sofrimentos, e mostraram para o mundo que uma vida com menos dor e mais realização é ao alcance de todos.

 

Deixo a dica das leituras: “O Poder do Agora” de Eckhart Tolle, “The Surrender Experiment” de Michael A. Singer, e “Letting Go” de David R. Hawkins

 

Ah, e se você se quiser experimentar potentes técnicas da ecopsicologia para ficar mais feliz, compartilho este PDF gratuito com 3 dicas simples e muito eficazes! Clique aqui e abaixe agora.

Além do pdf, você entra na newsletter do Desenvolvimento Natural, que envia semanalmente dicas, artigos, e coisas relacionadas ao desenvolvimento pessoal e à ecopsicologia.

 

E claro, sinta-se à vontade para contar nos comentários o que você acha destas dicas, e o que você tem feito para uma vida mais realizada e menos sofrida. Vou adorar saber e responder!

 

Valeu!

A sua grandeza é a sua natureza!

Isa.

There was an issue loading your timed LeadBox™. Please check plugin settings.

Deixar uma resposta