A Natureza é Fonte Primária de Desenvolvimento Pessoal (Entrevista com Mita)

(por Isa Gama)

Mariana Candeia Mita é um mito! Uma fonte de inspiração por seu trabalho e estilo de vida. Ela desenvolve um trabalho que, além de remunerativo, é extremamente significativo.

Pratica escalada de rocha e mora num lugar lindo imerso na mata Atlântica (no pós-entrevista ela me mostrou um Jacú, que é pássaro lindo e exótico, passeando na varanda dela!!! Demais!).

Jacú, pássaro exótico da Mata Atlântica

Após se formar em Psicologia, ela atuou por 7 anos como psicóloga de consultório. Mas ao conhecer a escalada de rocha, o contato direto com a natureza a fez viver processos internos bastante mobilizadores, que a levaram a enxergar a psicologia de outra forma.

 

O ambiente natural é a fonte primária do desenvolvimento humano (Mariana Candeia) Click To Tweet

 

Ela se deu conta que não tinha muito sentido trabalhar entre 4 paredes quando a natureza propiciava uma maior compreensão e facilitação dos processos internos de cada um.

Ela define a Ecopsicologia como o resgate dessa conexão primordial que a gente tem com a natureza e com a nossa ancestralidade. A ferramenta principal da Ecopsicologia não é o psicólogo, mas a própria natureza.

Confira aqui a Entrevista com Mariana Candeia Mita

 

Para vivenciar uma experiência profunda, parte-se do entendimento que vivemos em um organismo vivo do qual fazemos parte e com o qual estamos trocando energia e nos comunicando o tempo todo: a Terra.

A ecopsicologia propicia esse entendimento de quem somos nós: seres aptos a se conectar com a consciência de uma vida muito maior. Ecopsicologia é um canal de comunicação com a mente primordial, com a natureza.

É uma proposta de retomar a conversa com a nossa autêntica “lingua materna” (no sentido de linguagem terrestre). A reconexão com essa linguagem é esquecida no mundo em que a gente vive.

O trabalho de desenvolvimento pessoal feito em contato com a natureza conecta as pessoas com a própria essência de uma maneira diferente.

Mita aconselha quem queira passar por um percurso de desenvolvimento pessoal ecopsicologico de ter coragem, persistência e confiança, porque a Terra é sábia.

 

“Se você começa a aguçar seus sentidos, sua intuição, e sensibilidade nesse tipo de ambiente, você começa a entender as mensagens: elas realmente vem de uma fonte muito especial, que não é a mente humana fantasiando e modelando, mas são mensagens fortes e impactantes” (Mariana Candeia Mita)

 

Ela acredita na importância de se experimentar o novo e abraçar coisas que estão fora da zona de conforto. Isso é precioso pois nos faz encontrar elementos em nós mesmos que sequer imaginávamos possíveis. É uma abertura para novos horizontes e potencialidades pessoais.

 

Perfil de Mariana Candeia Mita

Mariana Candeia Mita
Mariana Candeia Mita

Formação: Psicóloga pela UFPB e Mestranda de “Earth Wisdom and Primordial Mind” na Wisdom University (EUA)

Ocupação: Criadora e condutora do Sabedoria Puha, projeto que propõe desenvolvimento pessoal de Ecopsicolgia, em total contato com a natureza.

Trabalha como coach de liderança em percursos de imersão na natureza na Nols e Outward Bound.

Site: http://www.sabedoriapuha.org

Contato: Tel: 24 99991-4151, e-mail: sabedoriapuha@gmail.com

 

Livros e Autores citados na entrevista:

Carl Roggers 

Leonardo Boff 

Carl Jung 

 

mimo digital

Conte pra gente o que você achou da entrevista! Compartilhe para contribuir com que a Ecopsicologia seja uma disciplina cada vez mais conhecida!

Valeu!

Amor e iluminação ao alcance de todos!

Isa.

There was an issue loading your timed LeadBox™. Please check plugin settings.

Deixar uma resposta